Planejamento (Projeto/Pedagógico) cronograma: 1 Semestre
Matriz
de programação de uma aula – Data:
Série/Ano: 4º ano – Ensino Fundamental
|
||||
Conteúdo
Curricular / Disciplina
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
das atividades que serão realizadas para trabalhar o conteúdo
|
Materiais
necessários nas atividades
|
Acompanhamento
e avaliação dos alunos
|
O
que?
- Leitura e
interpretação de textos do autor Monteiro Lobato
|
Ações pretendidas
Habilidades /
Competências
- Recitar poemas com
desenvoltura.
- Identificar as partes
sequências dos textos lidos: início, meio e fim (introdução, desenvolvimento
e conclusão).
- Interpretar os textos lidos e
responder perguntas formuladas.
- Explicar com as próprias
palavras resumidamente a história lida.
|
Metodologia/ Estratégias/
Procedimentos
- Ler o conto: O Colocador de
Pronomes e comentar oralmente.
- Apresentar aos alunos os
livros com os textos de Monteiro Lobato para que sejam lidos.
- Destacar o conto “Negrinha”
como o primeiro a ser lido e comentado.
- Discutir sobre o preconceito, questionar a
temática étnica da formação do povo brasileiro (pluralidade cultural).
- Visitar o centro de cultura e
convívio dos povos indígenas.
- No dia 22/03/2012, fazer uma
excursão em Sobradinho conhecendo recursos hídricos e propor a leitura: A
Reforma da Natureza.
- Estabelecer uma analogia
entre a importância da água e nossa saúde.
- No dia 08/03/2012, trabalhar
a relação homen-mulher na atualidade (sexualidade exacerbada).
|
Materiais e Humanos
- Livros do referido autor.
- Gramática.
- Dicionário.
- Computador para pesquisa.
- Quadro.
- Giz.
- Caderno.
- Aparelho de Som.
|
Feedback
- Textos para serem
interpretados, os objetivos da colonização portuguesa.
- Trabalho de releitora do
conto “Negrinha”.
- Trabalho artístico com paisagens
visitadas e observação do meio ambiente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário