quinta-feira, 19 de abril de 2012


Planejamento (Projeto/Pedagógico)     cronograma: 1 Semestre
Matriz de programação de uma aula – Data:          Série/Ano: 4º ano – Ensino Fundamental
Conteúdo Curricular / Disciplina

Objetivos
Desenvolvimento das atividades que serão realizadas para trabalhar o conteúdo
Materiais necessários nas atividades
Acompanhamento e avaliação dos alunos
O que?
- Leitura e interpretação de textos do autor Monteiro Lobato
Ações pretendidas
Habilidades / Competências
- Recitar poemas com desenvoltura.
- Identificar as partes sequências dos textos lidos: início, meio e fim (introdução, desenvolvimento e conclusão).
- Interpretar os textos lidos e responder perguntas formuladas.
- Explicar com as próprias palavras resumidamente a história lida.

Metodologia/ Estratégias/ Procedimentos
- Ler o conto: O Colocador de Pronomes e comentar oralmente.
- Apresentar aos alunos os livros com os textos de Monteiro Lobato para que sejam lidos.
- Destacar o conto “Negrinha” como o primeiro a ser lido e comentado.
 - Discutir sobre o preconceito, questionar a temática étnica da formação do povo brasileiro (pluralidade cultural).
- Visitar o centro de cultura e convívio dos povos indígenas.
- No dia 22/03/2012, fazer uma excursão em Sobradinho conhecendo recursos hídricos e propor a leitura: A Reforma da Natureza.
- Estabelecer uma analogia entre a importância da água e nossa saúde.
- No dia 08/03/2012, trabalhar a relação homen-mulher na atualidade (sexualidade exacerbada).
Materiais e Humanos
- Livros do referido autor.
- Gramática.
- Dicionário.
- Computador para pesquisa.
- Quadro.
- Giz.
- Caderno.
- Aparelho de Som.
Feedback
- Textos para serem interpretados, os objetivos da colonização portuguesa.
- Trabalho de releitora do conto “Negrinha”.
- Trabalho artístico com paisagens visitadas e observação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário