quinta-feira, 19 de abril de 2012


Operacionalização do Projeto

O Projeto, inicialmente em seu planejamento (sua operacionalização) trifurca-se em planos de operacionalização das atividades pedagógicas, durante o primeiro semestre do ano (inicialmente).
Delineamos as atividades pedagógicas obedecendo os pressupostos de uma ação educativa reflexiva.
A prática pedagógica reflexiva tem como característica principal o não rompimento com a unidade entre a teoria e a pratica, propiciando um caráter criador à prática social que define e orienta a ação pedagógica, com uma proposta de criar e produzir mudança, para fazer surgir uma nova realidade material e humana qualitativamente diferente. Essa prática nos permitiu a atuação a atuação aluno/professor com um objetivo comum.
Esse artigo não pretende abranger todas as etapas do trabalho realizadas, do projeto: “Monteiro Lobato e os Temas transversais” em todas as suas interfaces, visto que o mesmo ainda continuará sendo utilizado na instituição.
Os apontamentos que seguem objetivam resgatar aspectos significativos tratados em relação ao tema do projeto.
Ao aprofundarmos o estudo das obras do referido autor percebemos uma sintonia entre o modo de pensar dos educadores envolvidos no projeto e o escritor, visto que consideramos que o ato de ensinar exige intervenção no mundo, o que pressupõe educadores situados no contexto sócio-histórico e cultural e percebemos que isso acontecia com o escritor Monteiro Lobato, sua obra é engajada aos processos históricos culturais de sua época e também com a mente de um visionário, muitos anos além de sua época.
Considerando que o professor deve ser crítico e reflexivo percebe-se que ninguém foi tão crítico e reflexivo quanto Lobato.
Procuramos enfrentar os desafios da prática docente reflexiva utilizando situações do dia-a-dia profissional, conforme nos relata Cristiane Teixeira (2006), em seu artigo Ressignificação da Identidade do professor na formação docente e também Pimenta e Lima (2004) afirmam que a prática docente é essencialmente social e o trabalho dos educadores é uma forma de intervir nessa realidade social.
As mesmas autoras (2004, p. 48) destacam que:
“... valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional com momento de construção de conhecimento para meio de reflexão, análise e poblematização dessa prática e a consideração do conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram na prática”.
Analisando a citação das autoras percebemos a importância da pesquisa de campo que nos levou a visitar a Escola Batista Pedras Vivas, refletir com os educadores e elaborar um projeto pedagógico “Monteiro Lobato e os Temas Transversais”. Conhecendo o escritor.
Inicialmente ficamos impressionados com a biografia do supracitado autor, a saber:
Nos causou espanto o quanto Lobato influenciou as pessoas de sua geração e ainda influencia as gerações contemporâneas.
Entre os “filhos de Lobato”, segundo o professor J. Roberto Whitaker Penteado, estão políticos, artistas, empresários, profissionais liberais, professores e inúmeros outros profissionais, pessoas que entre as décadas de 30 e 50 mergulharam no reino encantado de Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta e até contemporaneamente gerações que se formam lendo e estudando geografia, história, matemática, língua portuguesa nas narrativas de Lobato que são reeditadas constantemente.
Para demonstrar a influencia de lobato sobre as pessoas de sua geração, Penteado promoveu um estudo inédito no país, que teve como base levantamento encomendados a institutos de pesquisa e uma pesquisa (a qual lemos), feita pessoalmente com cerca de sessenta pessoas de destaque na sociedade como o governador do Rio, Marcelo Alencar, o jornalista Sérgio Cabral, a escritora Marina Calassanti o embaixador Roberto de Abreu Sodré, etc. um levantamento do IBOPE em 1986, no Rio de Janeiro e São Paulo, com pessoas de mais de 40 anos, apontou que setenta por cento dos entrevistados com educação superior havia lido Monteiro Lobato.
Foi considerando exposto anteriormente que optamos pelo escritor para criarmos um projeto pedagógico que visava além de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, evitar o analfabetismo funcional mencionado por Paulo Freire, mas principalmente desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, promovendo a educação crítica e reflexiva.
As obras de Lobato, além de serem críticas e reflexivas, nos apresentam grande número de mensagens e conceitos de caráter ético-ideológico e percebe-se que sua literatura contribuiu, entre outras coisas, para o desenvolvimento da curiosidade, da criatividade, do espírito crítico e da negação da autoridade repressora.

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