Operacionalização
do Projeto
O Projeto,
inicialmente em seu planejamento (sua operacionalização) trifurca-se em planos
de operacionalização das atividades pedagógicas, durante o primeiro semestre do
ano (inicialmente).
Delineamos as
atividades pedagógicas obedecendo os pressupostos de uma ação educativa
reflexiva.
A prática
pedagógica reflexiva tem como característica principal o não rompimento com a
unidade entre a teoria e a pratica, propiciando um caráter criador à prática
social que define e orienta a ação pedagógica, com uma proposta de criar e
produzir mudança, para fazer surgir uma nova realidade material e humana
qualitativamente diferente. Essa prática nos permitiu a atuação a atuação
aluno/professor com um objetivo comum.
Esse artigo não
pretende abranger todas as etapas do trabalho realizadas, do projeto: “Monteiro
Lobato e os Temas transversais” em todas as suas interfaces, visto que o mesmo
ainda continuará sendo utilizado na instituição.
Os apontamentos que
seguem objetivam resgatar aspectos significativos tratados em relação ao tema
do projeto.
Ao aprofundarmos o
estudo das obras do referido autor percebemos uma sintonia entre o modo de
pensar dos educadores envolvidos no projeto e o escritor, visto que consideramos
que o ato de ensinar exige intervenção no mundo, o que pressupõe educadores
situados no contexto sócio-histórico e cultural e percebemos que isso acontecia
com o escritor Monteiro Lobato, sua obra é engajada aos processos históricos
culturais de sua época e também com a mente de um visionário, muitos anos além
de sua época.
Considerando que o
professor deve ser crítico e reflexivo percebe-se que ninguém foi tão crítico e
reflexivo quanto Lobato.
Procuramos
enfrentar os desafios da prática docente reflexiva utilizando situações do
dia-a-dia profissional, conforme nos relata Cristiane Teixeira (2006), em seu
artigo Ressignificação da Identidade do professor na formação docente e também
Pimenta e Lima (2004) afirmam que a prática docente é essencialmente social e o
trabalho dos educadores é uma forma de intervir nessa realidade social.
As mesmas autoras
(2004, p. 48) destacam que:
“...
valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma
formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da
prática profissional com momento de construção de conhecimento para meio de
reflexão, análise e poblematização dessa prática e a consideração do
conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram na prática”.
Analisando a
citação das autoras percebemos a importância da pesquisa de campo que nos levou
a visitar a Escola Batista Pedras Vivas, refletir com os educadores e elaborar
um projeto pedagógico “Monteiro Lobato e os Temas Transversais”. Conhecendo o
escritor.
Inicialmente
ficamos impressionados com a biografia do supracitado autor, a saber:
Nos causou espanto
o quanto Lobato influenciou as pessoas de sua geração e ainda influencia as
gerações contemporâneas.
Entre os “filhos de
Lobato”, segundo o professor J. Roberto Whitaker Penteado, estão políticos,
artistas, empresários, profissionais liberais, professores e inúmeros outros
profissionais, pessoas que entre as décadas de 30 e 50 mergulharam no reino
encantado de Emília, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta e até
contemporaneamente gerações que se formam lendo e estudando geografia,
história, matemática, língua portuguesa nas narrativas de Lobato que são
reeditadas constantemente.
Para demonstrar a
influencia de lobato sobre as pessoas de sua geração, Penteado promoveu um
estudo inédito no país, que teve como base levantamento encomendados a
institutos de pesquisa e uma pesquisa (a qual lemos), feita pessoalmente com
cerca de sessenta pessoas de destaque na sociedade como o governador do Rio,
Marcelo Alencar, o jornalista Sérgio Cabral, a escritora Marina Calassanti o
embaixador Roberto de Abreu Sodré, etc. um levantamento do IBOPE em 1986, no
Rio de Janeiro e São Paulo, com pessoas de mais de 40 anos, apontou que setenta
por cento dos entrevistados com educação superior havia lido Monteiro Lobato.
Foi considerando
exposto anteriormente que optamos pelo escritor para criarmos um projeto
pedagógico que visava além de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura,
evitar o analfabetismo funcional mencionado por Paulo Freire, mas
principalmente desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, promovendo a
educação crítica e reflexiva.
As obras de Lobato,
além de serem críticas e reflexivas, nos apresentam grande número de mensagens
e conceitos de caráter ético-ideológico e percebe-se que sua literatura
contribuiu, entre outras coisas, para o desenvolvimento da curiosidade, da
criatividade, do espírito crítico e da negação da autoridade repressora.
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