terça-feira, 18 de setembro de 2012

Plano de Aula

Escola Batista Pedras Vivas
Disciplina: Projeto Multidisciplinar com Enfoque em Língua Portuguesa
Série/Turma: Segundo Ano do Ensino Fundamental
Professora: Odinéia
Data de Início: 12/03/2012


Objetivos
Habilidades/ Competências
Conteúdos
Estratégias/ Procedimentos
Recursos Didáticos/ Atividades
Cronograma
Avaliação
- Ouvir e ver as imagens do conto: A Pequena Sereia.
- Refletir sobre a poluição do meio ambiente e jogar o joguinho da despoluição.
- Fazer a releitura do conto.
- Ver a animação do portal do professor e formar frases sobre o filme.
- Narrar coletivamente o filme enquanto a professora registra no quadro e os alunos irão copiar no caderno.
- Plantar e observar o feijãozinho.
- Trabalhar com o projeto de reciclagem.
- Realizar diferentes textos e poemas para o chá poético.
- Leitura oral.
- Comentários orais e escritos.
- Diálogo sobre a poluição ambiental.
- Filme de animação muda para inserir o texto.
- Narração coletiva e criação de textos.
- Relatório sobre o pé de feijão.
- Narrar a visita do Quico (boneco de alpiste e serragem).
 - Reciclar objetos.
- Produção textual.
- Conversa informal.
- Diálogo em sala.
- Assistir filmes e vídeos para comentar e criar textos.
- Jogar o joguinho da despoluição da página do Greenpeace.
- Observar e relatar as fases de desenvolvimento do pé de feijão.
- Apreciar os textos produzidos.
- Valorizar a opinião dos colegas e dialogar.
- Propor brincadeiras.
- Cuidar do Quico e relatar a experiência com ajuda da família.
- Produzir textos para o chá poético.
- Quadro
- Livros de literatura.
- Vídeos.
- Jogos.
- Materiais reciclados.
- Recorte e colagem.
- Construção de objetos feitos de sucata.
- Produção de frases e textos.
- Culminância com o chá poético.
A realização do projeto multidisciplinar,
acontecerá em todo o decorrer do ano letivo de 2012.
 A avaliação do projeto dar-se-á
Ao longo do processo de desenvolvimento do mesmo. Através das produções escritas dos alunos, da participação oral durante as aulas. Do portfólio com as atividades (mais relevantes) selecionadas nos bimestres para serem inseridas neste e demonstram a trajetória da aprendizagem dos alunos.
Este portfólio terá uma introdução explicando a relevância dos trabalhos realizados e os conteúdos desenvolvidos, comentários breves sobre cada página e postagem e a autoavaliação da criança, isto é, o que ela já sabe e suas dificuldades.
 Há que se considerar que a avaliação não se limita a medir o desenvolvimento dos alunos, mas para servir de parâmetro e repensar por parte do professor. Verificando- se o alcance dos objetivos e fazendo o replanejamento.


Referências Bibliográficas do Projeto
VIEIRA, Maria Amélia; GALVÃO. Rute Souza; Viver Valores – 3º ano / segunda série/ Ciências; Editora Construir – 1998 revisões 2102 páginas 94 a 102.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário