domingo, 16 de setembro de 2012

ENTREVISTA COM MARIA ELISA

ENTREVISTA COM MARIA ELISA

1-           Maria Elisa, li o livro de sua autoria: Maria - Uma mulher Determinada, e gostei muito da narrativa por se tratar de um livro de memórias que, paralelamente, se insere na história de Sobradinho, pois os relatos da criação da escola por Dona Maria, sua mãe e personagem central da narrativa, se confundem com os períodos da nossa história como moradores desta cidade. Considerando que recebemos da Universidade Anhanguera, onde curso de Pedagogia, a tarefa de falar sobre a escola, as turmas e os alunos no período de 1950-1970, estabelecendo uma analogia com a época atual, lembrei-me do capítulo 17 do livro, onde se iniciam os relatos sobre a chegada da família a Sobradinho, inicialmente o Preto Rezende, já no capítulo 18 (1961), quando você e dona Maria Rezende assumem o compromisso de alfabetizar adultos e crianças devido ao fato ainda de não existirem escolas em Sobradinho. Considerando o supracitado, eu gostaria que relatasse como foi a experiência, como eram as turmas naquela época e como se portavam as crianças em sala de aula.
No segundo semestre de 1963 a escola começou com 7 alunos na quadra 10. As crianças sentavam juntas em um banco mais baixo e um outro banco, mais alto que o anteriormente citado servia como mesa.
2 - Você tem algum comentário a fazer sobre o fato narrado na página 126, quando dona Maria esqueceu Márcia na sala de aula devido ao cansaço?
Foi à noite, no salão paroquial, e a Márcia devia ter entre 6 e 7 anos.
3 - Você poderia descrever o relato do capítulo 21, que fala da criação e de fatos do que, atualmente, é o colégio Santa Rita de Cássia?
A escola foi criada em 1963, no segundo semestre, e começou com 7 alunos, na quadra 10, funcionando durante 15 anos nesse local, até 1978. O primeiro uniforme era vinho (uma jardineira para o Jardim de Infância); o segundo era xadrez.
As instalações eram precárias. No começo, era só uma sala; depois ficou com três salas, chegando a ter 120 alunos. Só tinha um banheiro.
A fiscalização era feita pela Sunab e a mensalidade custava três cruzeiros. Os bancos altos serviam de mesa e os baixos, de assentos (8 crianças por banco). Os equipamentos ficavam em uma secretaria na garagem e eram uma mesa e um armário de aço, um mimeógrafo a álcool. Cinco anos depois, foram comprados um toca-discos e um retroprojetor de slides mais simples.
As festas juninas eram feitas no pátio que era o resto de espaço que sobrava (até 1978). Foi comprado da Terracap um terreno de 700 metros onde estão as instalações até hoje. Em 1979, começou a primeira etapa do atual prédio, mais especificamente em setembro, e também o Alvimar Hotel. A partir de 1980, houve uma ampliação e inserindo-se o Ensino Fundamental até a 4ª série, com 6 salas de aula), uma secretaria escolar, uma cozinha, uma cantina,  três banheiros masculinos e três femininos. A parte recreativa ganhou mais espaço. Três anos depois foi construída a quadra de esportes, ainda descoberta. Em 1992, foi construído o pavimento superior (de novembro a abril de 1993). Foi alugado, de janeiro a abril, o prédio paroquial, momento em que a E. Luís Márcio foi desativada. Nesse mesmo ano, foi feita a mudança para a sede, iniciando-se a 5ª e 6ª séries e, no seguinte, a 7ª e 8ª séries. Nesse momento, a escola já estava bem estruturada.
Os equipamentos novos eram: mimeógrafo elétrico, retroprojetor, coleções de livros, salas especiais de orientação e coordenação, biblioteca, laboratório e, em seguida, informática. Todas as salas equipadas com mobiliários novos e serviço de som interno.
A compra do lote ao lado ocorreu no ano de 2000, por Edson e Taquinho, que deram 5 mil de sinal. Funcionou até este ano com prédio adaptado. Agora, em 5 de 2012, entrou com projeto novo, sendo construído dois pavimentos sobre o bloco 2, onde funcionará o ensino médio.

4 - Eu gostaria de inserir no trabalho da nossa equipe a fotografia da turma página 145 - Maria Rezende com as crianças no recreio, seria possível?
Sim
5 - Escolhemos também a da página 144 (desfile no dia do soldado), você descreveria de que maneira a fotografia mencionada?
Dia do soldado (25/08), chapéu e espada com jornal, desfile no conjunto B da quadra 8.
6 - Na página 146, há a Márcia e a Renata brincando no parquinho e, na 148, a Carla e a Paula. Qual seria o sentimento, hoje, de dona Maria ao ver tais fotos, considerando que são adultas atualmente as crianças da foto?
Sente-se realizada, pois a base foi dada pela mãe e avó.
7 - O que diferencia a organização e a metodologia da Educação Infantil daquela época para a época atual?
Mergulhar no mundo da renovação e conservar alguns aspectos da educação tradicional, como princípios e valores.
8 - Analisando as fotos da época, catalogadas por você, para a organização do livro, como analisa:
·         O número de meninos e meninas em sala e o tipo de vestimenta?
·         Como descreveria também o posicionamento de cada criança nas fotos (postura, expressão)?

Postura de respeito.
9 - Qual era a proporcionalidade de meninos e meninas? E a disposição das carteiras das crianças na sala de aula, era muito diferente da atual?
A proporcionalidade de meninos e meninas era mais ou menos a mesma. Atual formação de grupos.
10 - No seu ponto de vista como educadora, qual o papel atual da escola e do professor na perspectiva do desenvolvimento de uma prática de transformação da ação pedagógica?
Antigamente os professores eram mais dóceis e obedeciam mais facilmente ao comando da direção, mas, atualmente por se profissionalizarem em nível superior tornou-se mias difícil o professor exercer seu papel como antigamente.
Finalmente eu gostaria de agradecer sua colaboração, em nome de todos os colegas da minha equipe. Fico grata e parabenizo pelo trabalho educacional realizado em nossa cidade.
Ivone Macedo de Avelar

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